SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número25Do laboratorio à praxis: comunidades de investigação filosófica como modelos de (e para) o ativismo social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

FLETCHER, Natalie M.. Desenhar um espaço para vozes reflexivas. Relacionar o ethos do zine com a indagação filosófica dirigida por jovens. child.philo [online]. 2016, vol.12, n.25, pp.473-496. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.26352.

Este artigo se esforça por estabelecer uma base teórica necessária para justificar uma aliança entre o zining e a investigação filosófica impulsionada por jovens, duas práticas importantes que operam fora da corrente principal, mas que podem jogar luz sobre as (in)compreensões convencionais da juventude ao ilustrar formas inovadoras de desenhar espaço para que vozes jovens surjam e prosperem em suas experiências educativas e para além delas. Ao ressaltar o ethos compartilhado entre zining e a comunidade de investigação filosófica (CIF) como práticas que fomentam a criação de significado, este artigo pretende enfatizar seus traços comuns, a saber: participativos, faça você mesmo, experimentais, politizantes e transformadores, ao tempo que toma nota dos desafios envolvidos ao estendê-los ao contexto da infância. Além disso, ilustra como alinhar o zining e a investigação filosófica pode contribuir com uma re-visão das crianças ao retratá-los como produtores culturais capazes e historiadores sociais de suas próprias comunidades discursivas. Por último, explora questões de autoridade adulta, sugerindo condições que possam ajudar a autenticar o uso filosófico do zines com jovens dentro do modelo CIF e proporcionar grandes vantagens à juventude, incluindo um maior acesso a múltiplas formas de aprendizagem através de projetos interdisciplinares, relações mais equalizadas com adultos, uma gama de disposições criativas e pensantes que podem melhorar sua auto eficácia e um sentido genuíno de que suas vozes importam. Sustenta que, como embaixadores da voz, o zine e a investigação filosófica têm muito que se ensinar, especialmente com respeito à representação dos jovens como pensadores capazes e com ideias dignas de compartilhar.

Palavras-chave : Zining; Investigação Filosófica Impulsionada Por Jovens; Autoridade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )