SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número25Desenhar um espaço para vozes reflexivas. Relacionar o ethos do zine com a indagação filosófica dirigida por jovens.A experiencialidade como resposta à tendência analítica da filosofia para crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

KIZEL, Arie. Do laboratorio à praxis: comunidades de investigação filosófica como modelos de (e para) o ativismo social. child.philo [online]. 2016, vol.12, n.25, pp.497-517. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.26175.

Este artigo discute as condições sob as quais os aprendentes-pesquisadores dialógicos podem partir do laboratório filosófico de uma comunidade de investigação filosófica para o campo do ativismo social, engajando-se em um exame crítico e criativo da sociedade e procurando mudá-la. Com base na proposta de Matthew Lipman de que as comunidades de investigação filosófica podem servir de modelo de ativismo social no presente, ele apresenta a comunidade de investigação filosófica como modelo para o ativismo social no futuro. Em outras palavras, as ideias centrais de Lipman em seu pensamento primeiro e último - incluindo o significado como um modo de ação, a relevância como forma de examinar a vida e estimular a influência para a mudança como forma de criar uma sociedade democrática - estabelecem dois círculos de influência paralelos: o tempo presente, sob a forma da comunidade filosófica de investigação que permite o aperfeiçoamento das habilidades ativistas e um espaço social que se estende para o futuro como um foro para aplicar os princípios e melhorar a sociedade. Finalmente, este artigo apresenta diversas formas de ativismo social que podem estar ancoradas na consciência filosófica das condições reais e seus contextos. Através delas, a comunidade de investigação filosófica não só constitui um lugar no qual os processos de pensamento dos jovens podem ser desenvolvidos, mas também um espaço em que eles podem aspirar a se tornarem ativistas em várias áreas.

Palavras-chave : Filosofia Para Crianças; Filosofia Com Crianças; Comunidades De Investigação Filosófica; Ativismo Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )