SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número25A experiencialidade como resposta à tendência analítica da filosofia para criançasInfâncias com as infâncias: narrativas de uma aproximação entre a filosofia e crianças de educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

GOMES, Lisandra Ogg  e  LOPES, Sammy William. Infância, ética e amorosidade na experiência da aprendizagem. child.philo [online]. 2016, vol.12, n.25, pp.543-566. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.25527.

Apresentamos neste texto reflexões e análises pautadas nos campos filosófico e sociológico a respeito da infância e da educação das crianças, tomada a partir da relação entre os conceitos de ética, estética, afeto e amorosidade. Inicialmente, postulamos que a educação das crianças deve envolver a concepção coletiva de um plano curricular ético e afetivo, apto a acolher e explorar a força vital da infância como componente educativo fundamental. Dessa forma, avaliamos como imprescindível à consecução de tal modo afetivo de aprendizagem, a constituição de uma modalidade diferencial de interações amorosas (seja entre crianças e adultos, entre elas, e delas com o mundo e a vida), capaz de engendrar as singularidades por meio das quais o movimento ético-estético e político de uma educação para a potência da infância possa conceber-se. A partir desses encaminhamentos, nos dedicamos ao desenho dos princípios básicos capazes de sinalizar uma imagem conceitual plausível para uma educação ético-afetiva das crianças. Educação está, orientada a assumir a brincadeira como plano de experimentação do díspar, aberto ao devir das forças de indeterminação - inerentes às relações sensíveis, imaginativas e intelectuais - que articulam social e culturalmente o ato de aprender e ensinar. Nosso esforço é o de colocar em discussão os imperativos de uma educação pautada em preceitos e práticas que tentam não eliminar ou minimizar, mas estabelecer uma relação positiva, atenta e sensível com as diferenças que a infância e as crianças forçosamente nos impõem.

Palavras-chave : Infância-Criança; Educação; Ética; Afeto; Brincadeira.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )