SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número25Uma outra língua: o dizer infantilConjugar-se com o (que é) outro na experiência do filosofar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

VENTISTA, Ourania Maria  e  PAPAROUSSI, Marita. Introduzindo a discussão filosófica na sua sala de aula: um exemplo de comunidade de investigação em uma escola primária grega. child.philo [online]. 2016, vol.12, n.25, pp.611-629. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.24994.

Filosofia para Crianças (FpC) foi implementado em diferentes países, mas não há muitos estudos que examinam FpC nas escolas primárias gregas. Essa pesquisa investiga a intervenção de FpC em uma escola primária no norte da Grécia. Esse estudo pode ser usado como um roteiro para educadores interessados em começar a implementar FpC, porque descreve a estrutura de uma sessão inicial de FpC em uma sala de aula inexperiente e proporciona uma análise de práticas de avaliação formativa facilmente implementadas. As perguntas da pesquisa são similares às perguntas que os educadores podem fazer quando estão iniciando a implementação da FpC: Os estudantes levantam questões filosóficas? Os estudantes estão envolvidos no diálogo? Os estudantes fornecem razões concretas para apoiar suas opiniões? Os estudantes estão dispostos a ouvir as opiniões diferentes de seus colegas de classe? Eles gostam de participar das sessões? A intervenção da FpC tem impacto na opinião dos alunos sobre o tema discutido após a intervenção? A pesquisa conduzida utilizou Shel Silverstein, The Missing Piece Meets the Big O (1976/2006) como estímulo introdutório. Os participantes eram vinte estudantes de 6 anos. O projeto de pesquisa é experimental com testes de opinião dos alunos realizados antes e após as sessões. Os resultados não podem ser generalizados, mas eles demonstram claramente que os alunos participantes se fazem perguntas filosóficas e desenvolveram satisfatoriamente um diálogo. Todos os alunos da nossa amostra participaram deste diálogo e os testes posteriores mostraram uma modificação na opinião expressa após as sessões FpC.

Palavras-chave : Filosofia para Crianças; Escola Primária; Grécia; Avaliação Formativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )