SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número26Filosofar con niños: un trabajo sobre el exceso de las palabrasEnsoñaciones voltadas para una infancia con el barro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

VALENZUELA ECHEVERRI, Carlos Eduardo. "Infância e puberdade" em calendas gregas. Uma leitura fenomenológica da chegada. child.philo [online]. 2017, vol.13, n.26, pp.35-48. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.25217.

"Calendas Griegas" (BUFALINO, 1995). É este o título que dá nome ao livro que Gesualdo Bufalino, escritor siciliano, dedica ao exercício de recordar, esse voltar-se sobre si, esse voltar-se, inclusive, sobre aquilo impossível de rememorar, quer dizer, o início, o nascimento; esse começo que nos é comum a todos mas que nenhum é capaz de recordar. Início que evocamos só em virtude dos nascimentos que temos testemunhado, certamente, sempre do lado do que espera, do que aguarda, expectante, a chegada do recém chegado, do infante. E é de dita experiência originaria da que se fala neste artigo através das categorias de passividade e atividade de Edmund Husserl, filósofo alemão a partir do qual, me volto com intenção de hermeneuta sobre o primeiro capítulo do livro de Gesualdo Bufalino: "Infancia y pubertad" com o objetivo, não só de exaltar a excelsa recriação literária que o escritor italiano faz da experiência do nascer, mas também de mostrar como o filhote humano, quer dizer, o recém chegado transitaria dele mesmo como eu, indiferenciado, não cindido, para o eu para si mesmo, tornando-se, deste modo, "livre" de tomar posição e, por tanto, de decidir sobre si, enquanto sujeito que devém no tempo.

Palabras clave : Nascimento; Passividade; Atividade; Sujeito; Infância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )