SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue26“Infancy and puberty” in greek calends. A phenomenological interpretation of arrivalMelarete and Peech: preface to an international philosophy with children collaboration author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

HINTERHOLZ, Beatran  and  RICHTER, Sandra. Devaneios voltados para uma infância com o barro. child.philo [online]. 2017, vol.13, n.26, pp.49-68. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.26122.

O ensaio aborda uma experiência de escrita constituída no percurso de estudos e pesquisa acadêmica circunscritos pela relação entre educação, infância e fenomenologia da imaginação poética em Gaston Bachelard. Da sugestão bachelardiana de substituir diante do mundo a percepção pela admiração, para reter os valores daquilo que se percebe, emerge uma escrita tingida tanto pelos encontros com bebês, crianças pequenas e suas professoras na educação infantil quanto pelos devaneios da primeira autora a partir das imagens fotográficas das brincadeiras com o barro. Para descrever e refletir a complexidade dos devaneios voltados para uma experiência de infância, desde a admiração e a interpretação de imagens fotográficas, optamos pela fenomenologia bachelardiana da imaginação poética. Assumir a admiração como possibilidade de ultrapassar o percebido, como modo de reencontrar e prolongar - pela imaginação - as forças que estão no mundo, é transgredir uma escrita que explica e verifica para priorizar o movimento entre sonhar e pensar provocado pelos valores de uma infância que dinamizam reservas de entusiasmo que nos convidam a habitar e participar do mundo com outras palavras.

Keywords : Devaneio; Infância; Bachelard; Filosofia; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )