SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número26Devaneios voltados para uma infância com o barroComunidades de investigação filosófica: a busca e o encontro de sentido como a base para desenvolver um senso de responsabilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

BURROUGHS, Michael  e  MORTARI, Luigina. Melarete e Peech: prefácio de uma colaboração internacional em filosofia com crianças. child.philo [online]. 2017, vol.13, n.26, pp.69-86. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.26774.

Neste artigo discutimos dois programas de pesquisa - MELARETE (Verona, Itália) e Philosophical Ethics in Early Childhood (PEECh - Ética Filosófica na Primeira Infância) (State College, Pennsylvania, Estados Unidos) - e uma colaboração internacional de pesquisa emergente baseada nos benefícios da prática de uma filosofia significativa na educação de primeira e segunda infância. Argumentamos a favor do pensamento filosófico e seus benefícios para os estudantes mais jovens, com um foco particular no desenvolvimento ético e significativo. Sustentamos que através da pedagogia filosófica podemos fazer da aprendizagem e do sentido algo vital para os estudantes. Isso é particularmente relevante ao lidar com questões de ética e virtude, questões que estão próximas às vidas das crianças desde seus anos mais iniciais. Mediante a discussão dessas questões e adiantando programas filosóficos de ética e virtude, os filósofos podem ter um papel central no desenvolvimento de pessoas responsáveis e éticas no mundo. Para conseguir isso, sustentamos que é importante que a filosofia seja introduzida às crianças desde uma idade inicial, nas primeiras etapas da escolaridade. Acompanhando uma discussão de nossos respectivos programas de pesquisa e educação na Itália e nos Estados Unidos, discutimos nossos planos atuais para uma colaboração internacional na pesquisa em ética e filosofia com crianças.

Palavras-chave : Ética; Virtudes; Educação; Filosofia com Crianças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )