SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue26What smash of pedagogical imagination! Thinking school beyond (im)possibleThe emergence of emergent philosophizing: preliminary notes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

AYALON, Noa L. Mito e brincadeira no Fedro de platão. child.philo [online]. 2017, vol.13, n.26, pp.129-152. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.26123.

O Fedro de Platão é um diálogo de fama intrigante. Possui uma ampla variedade de estilos de escrita, como o mito, a discussão dialética, discursos ensaiados e espontâneos e linhas de verso. Realiza uma nítida transição desde o discurso à narração, que constituem a primeira metade do diálogo e lidam com o amor, até a discussão dialética e a análise da retórica em sua segunda metade. O próprio Sócrates sustenta que a loucura erótica é a maior bênção humana. Quão seriamente podemos considerar um diálogo tão estranho? Que tão sérios podemos ser em relação a sua mensagem? Neste artigo irei sugerir uma leitura divertida do Fedro. Essa noção de brincadeira (paidia) não só aparece proeminentemente em várias passagens chave do texto, mas também, além disso, há uma atmosfera de caráter lúdico ao longo do drama do diálogo, que acontece nas margens do rio Ilisus. Essa é uma ludicidade filosófica que não se encontra separada da ludicidade infantil. Como veremos, o filósofo e a criança têm muito em comum, e seus atributos compartilhados aparecem no Fedro: a criança é comumente percebida como alguém irracional, mas a irracionalidade é neste diálogo uma bênção, de acordo com Sócrates; a brincadeira é infantil, mas a filosofia, a criação de mitos e a escrita são uma forma de brincadeira; e as crianças se caracterizam inerentemente por serem aprendizes - que também é aquilo ao que o filósofo aspira. O argumento apresentado neste artigo está baseado em uma análise textual da palavra “brincadeira” (em suas várias formas) no Fedro. Se mostrará como o vínculo substancial entre brincadeira, mito e escrita tem implicações importantes no conceito platônico da filosofia como um jogo, assim como também em sua visão do filósofo como uma criança.

Keywords : Filosofia Antiga; Fedro; Mito; Brincadeira.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )