SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número27As crianças são capazes de uma intencionalidade coletiva?Anarquismo e descolonização: possibilidades para pensar a infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

AMORIM, antonio carlos rodrigues de; NOVAES, marcus pereira  e  CARVALHO, fábio reynol de. Imagens e infância, indiscerníveis territorialidades. child.philo [online]. 2017, vol.13, n.27, pp.303-333. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.27995.

É comum no campo da Educação que as imagens de infância, apresentadas dentro da lógica da representação, estejam subordinadas às dimensões complementares do Mesmo e do Semelhante, do Análogo e do Oposto. Configuram-se em adensamento da relação entre pensamento e imagem em que essa esmaga as potencialidades de as diferenças proliferarem. Parece ser necessário pensar na criação de uma zona em várias formas que não são identificadas; o comum a elas seria a indiscernibilidade. Neste texto, buscaremos outras possibilidades de infância ao tomar como referência imagens fotográficas e de produções fílmicas atentas à importância da modulação conceitual de infância aos acontecimentos e da sua relação com o meio inventivo, de criação. Apresentaremos territorialidades para a infância com imagens - fotografias do Almanaque 'Eu sei tudo' e algumas produções fílmicas de Tarkovski e Truffaut - desafiados por conceitos propostos por Gilles Deleuze ao estudar imagens do cinema, da pintura e os processos de singularização. Entre palavras e imagens, trabalhamos o conceito de infância juntamente com outros conceitos, mostrando como eles relacionam-se com todo um processo de produção de transformações. Ao final, o que se coloca como questão em aberto são as potências das imagens da infância como produtoras de um sujeito resultante de experimentações de intensidades.

Palavras-chave : Imagem; Infância;, Filosofia Da Diferença..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )