SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número28Tocando a alma? Explorando uma visão alternativa para o trabalho filosófica com crianças e jovensFilosofia para crianças, "aprendização", sistemas adaptativos inteligentes e racismo: uma resposta a gert biesta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

MURRIS, Karin. Aprendizado como "mundização": decentralizando a educação "não-egológica" de gert biesta. child.philo [online]. 2017, vol.13, n.28, pp.453-469. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.29956.

O filósofo da educação Gert Biesta apresentou uma conferência no 18th ICPIC em Madri e publicou seu artigo neste Dossier. Neste artigo, os coloco no contexto das atuais conversações transdisciplinares da academia sobre subjetividade pós-humana. Prestando a devida atenção à relação entre o si mesmo e o mundo implicada na proposta de Biesta (uma mudança do "eu" antes do mundo para o "eu" chamado para o mundo), mostro como o pós-humanismo crítico produz uma mudança ontológica mais radical ("eu" como parte do mundo), com implicações para a subjetividade assumida em filosofia para crianças (P4C), e na educação de maneira mais geral. Através da leitura feminista da teoria quântica de Karen Barad exponho a natureza política (ocidental) do "eu" como significador transcendental e através da inclusão de corpos não-humanos, a educação 'não-egológica' proposta por Biesta é descentrada. Concluo que o aprendizado não ocorre no sujeito (com o qual Biesta está também preocupado), nem entre dois ou mais sujeitos humanos e o mundo, mas que é um processo de construção de mundo material-discursivo: uma "mundização" ('worlding', Haraway, 2016). Ilustro minha proposta por uma maneira 'worlding' de trabalhar em filosofia para crianças através do exemplo do conceito de 'animal de estimação'.

Palavras-chave : Biesta; Educação pós-humana; Física quântica; Feminismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )