SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número28Aprendizaje como "mundización": descentralizando la educación "no egológica" de gert biesta¿Crecimiento o vivir filosóficamente? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

CHETTY, Darren. Filosofia para crianças, "aprendização", sistemas adaptativos inteligentes e racismo: uma resposta a gert biesta. child.philo [online]. 2017, vol.13, n.28, pp.471-480. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.30014.

Gert Biesta apresentou-se na conferência ICPIC 2017 e publicou seu artigo neste Dossier. Neste artigo pretendo colocar em pauta a sua apresentação, a prática da Filosofia para Crianças, a partir do trabalho sobre racismo e a Comunidade de Investigação. Faço isso indagando duas questões principais: 1) A filosofia para Crianças é um exemplo do que Biesta trata como "uma 'aprendização' da Educação"? 2) A comunidade de questionamento produz "Sistemas Adaptativos Inteligentes"? Deste modo, tento abrir espaço para contribuições adicionais e investigar sobre as responsabilidades do professor, particularmente em condições de perpetuação de desigualdade racial e o grau de extensão com o qual a abordagem da comunidade de investigação encoraja os participantes a perguntar "vale a pena a minha adaptação a este ambiente?". Considero esta questão em referência à noção de "razoabilidade" de Matthew Lipman, à frase "a hegemonia da razoabilidade" de Nicholas Burbules, e à noção de "grown-upness" de Gert Biesta. Favorecendo uma análise de comunidade de investigação baseada em contextos observáveis, reflito sobre a experiência de ouvir a apresentação de Biesta em uma conferência internacional sobre Filosofia para Crianças onde tão poucas pessoas de etnias diferentes da branca estavam presentes, e onde à questão do racismo é dada tão pouca atenção, para me perguntar se este seria um meio ao qual valeria a pena adaptar-se, e se minha habilidade em questionar isto está em conformidade ou ela é contrária ao ethos da comunidade de investigação.

Palabras clave : Filosofia para crianças; Aprendização; Comunidade de investigação; Racismo; Razoabilidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )