SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue28Grown-upness or living philosophically?Persons, subjectivity, language and the world: an "analytic" alternative to gert biesta's: "touching the soul: education, philosophy and children in an age of instrumentalism" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

KOHAN, Walter Omar  and  KENNEDY, David Knowles. Sobre os riscos de se abordar um movimento filosófico fora da filosofia. child.philo [online]. 2017, vol.13, n.28, pp.493-503. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.29954.

Biesta declara no começo de sua intervenção que ele falará "como um experto educacional" de fora não somente do "trabalho filosófico com crianças" mas também "de fora da filosofia". Quais são as implicações destas suposições em termos de "o que é a filosofia?" e "o que é a educação?". Podemos realmente falar sobre "trabalho filosófico com crianças" de fora da filosofia? Quais são as consequências de se tomar tal posição? A partir deste questionamento inicial, e em sua resposta, algumas outras questões são oferecidas à apresentação de Biesta: o trabalho filosófico com crianças diz respeito a perguntar questões melhores ou a perguntar melhor questões, como ele defende em sua apresentação? Finalmente, os riscos da filosofia para crianças, tal como apresentados por Biesta, são examinados: a) ser reduzida ao pensamento crítico, i.e., a "manter uma cabeça esclarecida"; b) mesmo ela sendo estendida ao pensamento criativo e cuidador, poderia mesmo assim "ficar na cabeça" e "não tocar a alma"; c) que através da criação de comunidades de questionamento na sala de aula, estabeleçamos um tipo de cenário artificial onde "acabamos vivendo em uma ideia sobre o mundo ao invés de no mundo mesmo". A resposta acaba com uma última referência à abordagem de Biesta da educação em termos de "crescimento" e existência em termos de "um jeito adulto" de estar no mundo.

Keywords : filosofia com crianças; pensamento crítico; riscos; imagem dogmática do pensamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )