SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número28La cuestión de la deseabilidad: ¿cómo la educación es un riesgo?Considerando las posiciones del sujeto con biesta índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

SIMENC, Marjan. A posição do terceiro sujeito. child.philo [online]. 2017, vol.13, n.28, pp.547-555. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.29938.

Este artigo se refere à distinção feita por Biesta entre duas posições do sujeito, que estão relacionadas ao que a Filosofia com Crianças é e o que ela pode ser. O autor do presente texto tenta demonstrar - referindo-se a uma prática filosófica diferente, o café filosófico - que uma terceira posição do sujeito pode ser encontrada nas práticas existentes de Filosofia com Crianças. Duas formas desta prática podem ser descritas como sendo as perspectivas argumentativa e hermenêutica de conduzir o diálogo filosófico. A interpretação argumentativa considera o elemento filosófico dos cafés filosóficos como baseando-se no método filosófico que é determinado por três competências filosóficas fundamentais. O que é característico da posição do terceiro sujeito é a inclusão do sujeito no mundo que muda o próprio mundo. Este não é mais um mundo observado à distância pelo sujeito, mas um mundo que determina essencialmente o sujeito. Apesar da posição do terceiro sujeito poder ser defendida como derivada da primeira, ela é ainda assim relevante às reflexões sobre a Filosofia com Crianças. Por um lado, ela destaca a diversidade e complexidade das práticas existentes em Filosofia com Crianças; por outro lado, ela levanta a questão da relação entre as posições de primeiro e segundo sujeito, por se referir ao significado do próprio conceito de mundo.

Palabras clave : Filosofia com crianças; Posição do sujeito; Conhecimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )