SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número28La posición del tercer sujetoExistiendo en el mundo: pero, ¿el mundo de quién? - ¿y por qué no cambiarlo? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

VALITALO, Riku. Considerando as posições de sujeito com biesta. child.philo [online]. 2017, vol.13, n.28, pp.557-566. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.29936.

As pessoas que participaram da conferência ICPIC no último verão tiveram a oportunidade de considerar algumas perspectivas oferecidas pelo renomado pesquisador e pensador educacional Gert Biesta. Sua apresentação em Madri focalizou-se em explorar o significado educacional de se fazer filosofia com crianças a partir de um ponto de vista particular. Biesta tratou da questão sobre se o movimento da Filosofia para Crianças pode oferecer algo a mais do que uma cabeça esclarecida, ou seja, um pensador crítico, criativo, atencioso e colaborativo. Para passar a mensagem, ele analisou alguns padrões mais amplos no campo educacional, como o surgimento da linguagem de aprendizado em vários meios educacionais. De acordo com Biesta, essa mudança criou tendências convergindo para um egocentrismo na educação. Ele articulou uma posição de sujeito a partir da qual nós podemos começar a tentar atingir o coração e a alma dos outros. No que se segue, eu explorarei esta diferente concepção de posicionar estudantes baseado na minha leitura nos estudos de Filosofia para Crianças e na fala de Gert Biesta, acompanhada de minhas leituras de seus outros trabalhos. Oferecerei algumas visões que parecem implicar conexões entre os estudos em Filosofia Para Crianças e Biesta. Além disso, colocarei algumas questões que a fala provocou.

Palabras clave : Filosofia para crianças; Subjetividade; Gert Biesta; Comunidade de investigação filosófica; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )