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Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

OLIVERIO, Stefano. Convergências paralelas: pensando com biesta sobre filosofia e educação. child.philo [online]. 2017, vol.13, n.28, pp.589-603. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.29953.

Neste artigo, a questão sobre o tipo de diálogo possível entre a filosofia para e com crianças e o pensamento educacional de Gert Biesta é explorada. A pressuposição - baseada também na reflexão sobre o estilo de argumentação de Biesta quando ele se refere à filosofia para e com crianças - é que um diálogo é possível, a despeito das reservas que ele manifesta sobre como a filosofia para e com crianças poderia acabar se tornando uma mera forma mais abrangente de educação para o pensamento crítico. Para investigar com o quê este dialogo poderia se parecer, este texto se compromete com algo que pode representar uma grande fonte de discórdia, a saber, a ligação íntima entre filosofia e educação, que é central ao projeto da filosofia para e com crianças e que, ao contrário, Biesta parece problematizar, focando na perpetuação de uma espécie de "mentalização" contagiando grande parte da tradição educacional e filosófica ocidental. Depois de explicar este desafio radical como um movimento levinasiano, o artigo pretende mostrar como a filosofia para e com crianças pode ser ensinada através dele. Particularmente, é defendido que as preocupações de Biesta podem nos ajudar a redescobrir uma visão específica do que o filosofar-junto como "sumphilosophein" (para adotar uma noção aristotélica) pode significar, e olhar para a comunidade de questionamento filosófico como o lugar do "polêmico acordo entre filosofia e educação". Enquanto reconhece os pontos de contato e (possível) encontro com as ideias de Biesta, o artigo exclui qualquer "fusão de horizontes" e propõe, ao invés disso, duas outras metáforas para capturar o tipo de diálogo que pode perdurar.

Keywords : Sumphilosophein; Comunidade; Comunidade de investigação filosófica; Aprendização; Filosofia e educação..

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