SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número28Convergencias paralelas: pensando con biesta sobre filosofía y educación.Fpn después de auschwitz: sobre la inmanencia y la transcendencia en educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

HANNAM, Patricia. Professores como jardineiros: pensamento, atenção e a criança na comunidade de investigação filosófica. child.philo [online]. 2017, vol.13, n.28, pp.605-614. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.29987.

Biesta levanta questões sobre a relação entre o pensamento e a educação. Ele questiona-se sobre se existem dimensões da educação que não podem ocorrer apenas pelo desenvolvimento do pensamento. Neste artigo considero esta perspectiva em relação à comunidade de investigação filosófica, e também incorporo o comentário de Biesta sobre gostar de jardins em escolas. Isto não é usado para afirmar uma analogia particular entre os jardins e jardineiros e as escolas e professores, mas sim para explorar a possibilidade de existirem similitudes práticas entre a existência de um jardim e a atividade humana de jardinar, e como uma escola deveria existir e quais as atividades que deveriam ter espaço nela. Ao final deste curto artigo terei aberto, para uma discussão adicional, a possibilidade de que possam haver similitudes entre o que professores e jardineiros precisam fazer, por exemplo, a atenção à singularidade assim como às forças criativas fora do controle humano. Mostro que já existe uma consciência a respeito destas considerações, presente na escrita de Ann Sharp, e termino discutindo as implicações disso em termos do papel do professor na comunidade de investigação filosófica.

Palabras clave : Pensamento; Educação; Atenção; Singularidade..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )