SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número28Los maestros como jardineros: el pensamiento, la atención y el niño en la comunidad de la investigación filosófica.Jazzeando filosofia con niños: un camino improvisante para una nueva pedagogía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

BIESTA, Gert. Fpc após auschwitz: sobre imanência e transcendência na educação. child.philo [online]. 2017, vol.13, n.28, pp.617-628. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.30503.

Neste artigo, forneço uma resposta aos trabalhos que foram redigidos em resposta à minha palestra no último congresso ICPIC de 2017 em Madri, publicada neste mesmo volume e periódico. Tento esclarecer o que estava "em jogo" no artigo, ou seja, uma tentativa de responder à pergunta de Adorno sobre a (im) possibilidade de educação "após Auschwitz" e destacar que o tema principal subjacente aos meus argumentos diz respeito à diferença entre imanência e transcendência e como isso "reflete" sobre a educação. Tento mostrar por que (a possibilidade de) a transcendência é importante, educacionalmente e para a nossa existência como sujeitos. Procuro esclarecer que o interesse no que significa existir como sujeito e o que a educação pode ter a fazer em relação a isso não pretende ser outro modelo normativo para a educação, mas sim tenta envolver-se com a "experiência da liberdade", a experiência de podermos agir e agir de forma diferente. E tento esclarecer que tudo isso não é uma tentativa de determinar o que é o sujeito, mas uma tentativa de chegar a um acordo sobre a questão - que existe para cada um de nós - sobre o que pode significar existir como sujeito.

Palabras clave : Existir como sujeito; Transcendência; Educação após auschwitz..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )