SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número29Estudo da infância e desafios da pesquisa: estranhamento e interdependência, complexidade e interdisciplinaridadeÉtica na pesquisa com crianças: uma revisão da literatura brasileira das ciências humanas e sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

ROCHA, Eloisa Acires Candal  e  BUSS-SIMAO, Márcia. Infância, experiência e educação: apontamentos a partir de reflexões sobre a pequena infância. child.philo [online]. 2018, vol.14, n.29, pp.27-42. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.30577.

O presente artigo traz reflexões que envolvem a infância e a experiência a partir da área da educação e, particularmente, das ponderações em torno das pesquisas com crianças pequenas de educação infantil. Os apontamentos impõem limites relativos a este lugar de estudo e delimitam estes como parte de uma crítica e autocrítica da educação e das possibilidades de consolidação de uma Pedagogia da Infância. Nesta direção, no artigo se toma para esta reflexão a análise do sentido da experiência para as principais teorias educacionais ou projetos educativos para a educação na infância, a fim de levar a uma demarcação dos contornos da experiência educativa na/da infância institucionalizada. Para tal, apresenta alguns elementos relativos à experiência educativa como experiência social a partir de estudos empíricos que dão visibilidade às ações das crianças como parte de suas vidas nos coletivos infantis. Por fim, indica como desafios para a possível consolidação de uma Pedagogia da Infância uma aproximação da Pedagogia às manifestações infantis, a criança em situação e as possibilidades de os processos educativos se pautarem na escuta, na dialogicidade e nas relações, possibilitando incluir, nas práticas educativas, as significações produzidas pelas próprias crianças em seus contextos de vida e suas manifestações culturais e expressivas.

Palavras-chave : educação infantil; infância; experiência..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )