SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número29La escritura compartida. Monteiro lobato, ranita y la reforma de la naturaleza"necesitamos hablar del recreo!" La construcción de lo común por parte de los niños en la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

RODRIGUES, Camila. Pedro bloch : um escutador da graça das crianças. child.philo [online]. 2018, vol.14, n.29, pp.109-128. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.30556.

Na segunda metade do século XX, o médico foniatra, jornalista e escritor Pedro Bloch (1914 -2004), manteve uma seção humorística contando historinhas de criança nas revistas Manchete e Pais & Filhos, que depois transformou em livros, os seus anedotários infantis. Além de ele próprio conversar com seus pequenos pacientes no consultório e recolher matéria prima para escrever seus textos, Bloch também incentivava seus leitores e conhecidos adultos a ouvirem a meninada, pois assim eles experimentariam o contato revelador com aquela peculiar percepção do mundo, que é o que ele procurava expor em suas anedotas. O intuito de escutar os pequenos e dialogar com eles era a chave do trabalho bloquiano com a meninada, o que chamamos Projeto Criança diz cada uma!, mas também correspondia a uma tendência na época,seguida por intelectuais como João Guimarães Rosa e Walter Benjamin, que não apenas passaram a ouvir a meninada, como também a registrar suas elocuções, sempre na intenção de inseri-las no diálogo histórico cultural. Neste texto procuramos sublinhar o trabalho bloquiano com o humor e a oralidade das crianças, e também discutir suas consequências para a escrita de uma nova História da infância, que considere também a voz dos pequenos sobre si mesmos.

Palabras clave : criança; humor; pedro bloch.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )