SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue29Gender, sexuality and childhood: children scenes against innocencePedagogical mediation and imagination in early childhood education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

FERNANDES, Rosana Aparecida  and  OLIVEIRA, José Menna. Quem são os autênticos intranquilos da contemporaneidade?. child.philo [online]. 2018, vol.14, n.29, pp.259-278. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.25235.

Neste texto é exercitada, ao longo de cinco seções, uma aproximação entre filosofia, educação e neurociências, através do pensamento de autores como Nietzsche, Spinoza, Deleuze, Bergson, Jaspers, Hannah Arendt, Ortega y Gasset e Kapur. Na seção "Uma espécie de incompreensão acerca da atenção", revisamos conceitos relacionados ao Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Sugerimos que o tratamento farmacológico com psicoestimulantes pode ser compreendido como um instrumento de programação de afecções, pois interfere no mecanismo neural de codificação de saliência. Advertimos, no segmento "Uma sabedoria dos corpos", que a capacidade de um corpo despender ou manter a atenção está intimamente relacionada ao grau de envolvimento afirmativo que há entre o corpo afectado e o corpo ou objeto que o afectou. Aspectos do estudar e do estudante são problematizados em "Uma compreensão da educação", e clamamos: um estudante estuda para aprender as próprias forças e sensibilidades, alcançar a enésima potência de suas faculdades, para responder a uma necessidade própria, não para satisfazer anseios alheios. Em "Um jeito de percorrer e aprender", tratamos da capacidade cartográfica dos corpos - as capacidades de transitar e selecionar o que aumenta a potência de pensar, experimentar e viver. Por fim, em "Outros trajetos possíveis" retomamos ideias, entrelaçamos questões, e perguntamos por caminhos, percursos, devires.

Keywords : atenção; educação; filosofia; neurociencias.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )