SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número29Géneros, sexualidades e infancias: escenas de niños en la contramano de la inocenciaLa mediación pedagógica y la imaginación en educación infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

FERNANDES, Rosana Aparecida  y  OLIVEIRA, José Menna. Quem são os autênticos intranquilos da contemporaneidade?. child.philo [online]. 2018, vol.14, n.29, pp.259-278. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.25235.

Neste texto é exercitada, ao longo de cinco seções, uma aproximação entre filosofia, educação e neurociências, através do pensamento de autores como Nietzsche, Spinoza, Deleuze, Bergson, Jaspers, Hannah Arendt, Ortega y Gasset e Kapur. Na seção "Uma espécie de incompreensão acerca da atenção", revisamos conceitos relacionados ao Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Sugerimos que o tratamento farmacológico com psicoestimulantes pode ser compreendido como um instrumento de programação de afecções, pois interfere no mecanismo neural de codificação de saliência. Advertimos, no segmento "Uma sabedoria dos corpos", que a capacidade de um corpo despender ou manter a atenção está intimamente relacionada ao grau de envolvimento afirmativo que há entre o corpo afectado e o corpo ou objeto que o afectou. Aspectos do estudar e do estudante são problematizados em "Uma compreensão da educação", e clamamos: um estudante estuda para aprender as próprias forças e sensibilidades, alcançar a enésima potência de suas faculdades, para responder a uma necessidade própria, não para satisfazer anseios alheios. Em "Um jeito de percorrer e aprender", tratamos da capacidade cartográfica dos corpos - as capacidades de transitar e selecionar o que aumenta a potência de pensar, experimentar e viver. Por fim, em "Outros trajetos possíveis" retomamos ideias, entrelaçamos questões, e perguntamos por caminhos, percursos, devires.

Palabras clave : atenção; educação; filosofia; neurociencias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )