SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue29Who are the authentic unquiet of contemporary times?Grounded theory. A research method for advancing the comprehension of philosophy for children's processes. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

LEITE, Adriana Regina Isler Pereira  and  ROCHA, Maria Silvia Pinto De Moura Librandi Da. Mediação pedagógica e imaginação na educação infantil. child.philo [online]. 2018, vol.14, n.29, pp.279-305. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.27812.

As reflexões sobre as manifestações imaginativas das crianças e os modos pelos quais são/podem ser trabalhadas nos contextos educacionais têm grande importância porque delas podem derivar diversas contribuições para o trabalho pedagógico e, consequentemente, para o desenvolvimento infantil. Neste campo, as seguintes perguntas são relevantes: o cotidiano organizado pelo educador para as crianças é rico e desafiador? Nele são feitos convites para as manifestações das crianças a respeito das rotinas, dos tempos e dos espaços instituídos? O educador é capaz de uma escuta sensível e um olhar atento a estas manifestações? O que as crianças produzem nas ações e interações que ali ocorrem vincula-se, de forma potente, à esfera da imaginação? Via de regra, as repostas a estas perguntas são negativas. Por esta razão, a turma junto a qual se desenvolveu a pesquisa e o trabalho pedagógico realizado por sua professora foram considerados campo e objeto de investigação instigantes por representarem formas atípicas de valorização da capacidade imaginativa das crianças. O objetivo do trabalho é identificar mediações na relação professor-crianças que sustentam, de maneiras diferenciadas, o desenvolvimento da imaginação (dentro de uma perspectiva Histórico-cultural), e realçar aspectos da estrutura do cotidiano educacional, priorizando possibilidades de escolha por parte das crianças como importante condição neste campo.

Keywords : imaginação; infância; práticas pedagógicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )