SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número29Quem são os autênticos intranquilos da contemporaneidade?Teoría fundamentada. Un método de investigación para avanzar en la comprensión de los procesos de p4c índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

LEITE, Adriana Regina Isler Pereira  y  ROCHA, Maria Silvia Pinto De Moura Librandi Da. Mediação pedagógica e imaginação na educação infantil. child.philo [online]. 2018, vol.14, n.29, pp.279-305. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.27812.

As reflexões sobre as manifestações imaginativas das crianças e os modos pelos quais são/podem ser trabalhadas nos contextos educacionais têm grande importância porque delas podem derivar diversas contribuições para o trabalho pedagógico e, consequentemente, para o desenvolvimento infantil. Neste campo, as seguintes perguntas são relevantes: o cotidiano organizado pelo educador para as crianças é rico e desafiador? Nele são feitos convites para as manifestações das crianças a respeito das rotinas, dos tempos e dos espaços instituídos? O educador é capaz de uma escuta sensível e um olhar atento a estas manifestações? O que as crianças produzem nas ações e interações que ali ocorrem vincula-se, de forma potente, à esfera da imaginação? Via de regra, as repostas a estas perguntas são negativas. Por esta razão, a turma junto a qual se desenvolveu a pesquisa e o trabalho pedagógico realizado por sua professora foram considerados campo e objeto de investigação instigantes por representarem formas atípicas de valorização da capacidade imaginativa das crianças. O objetivo do trabalho é identificar mediações na relação professor-crianças que sustentam, de maneiras diferenciadas, o desenvolvimento da imaginação (dentro de uma perspectiva Histórico-cultural), e realçar aspectos da estrutura do cotidiano educacional, priorizando possibilidades de escolha por parte das crianças como importante condição neste campo.

Palabras clave : imaginação; infância; práticas pedagógicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )