SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número29La mediación pedagógica y la imaginación en educación infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

DANIEL, Marie-France. Teoria fundamentada. Um método de pesquisa para avançar na compreensão dos processos de filosofia para crianças. child.philo [online]. 2018, vol.14, n.29, pp.307-328. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.30423.

A abordagem de Filosofia para Crianças (fpc) foi desenvolvida por Matthew Lipman na década de 1970 para estimular o pensamento crítico e complexo dos alunos. Hoje, a fpc de Lipman e outros programas baseados nela são divulgados em todo o mundo em escolas primárias e secundárias. Contudo, a praxis filosófica tem impacto no pensamento dos alunos? Para responder a esta questão, o pensamento dos alunos deve ser avaliado para medir o que é adquirido, o que está em processo de incorporação e o que precisa ser estimulado. Existem muitos métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa; escolhemos o método da teoria fundamentada (Grounded Theory, GT), pois nosso objetivo era elaborar uma ferramenta de avaliação rigorosa e significativa que contribuísse para a avaliação e compreensão dos processos cognitivos das crianças que se beneficiam da práxis filosófica. O método GT tem a vantagem de mostrar um retrato "objetivizado" dos alunos quando eles se envolvem em diálogo dentro de uma comunidade filosófica de investigação, em vez de tentar verificar ou validar uma determinada teoria. Inclui seis etapas de análise, a saber, coleta de dados, codificação, agrupamento de códigos em categorias, definição e variação de categorias, integração final de teoria e auto-avaliação do pesquisador. Na primeira parte do artigo, descrevemos as regras e etapas na análise do método GT, conforme proposto por Charmaz, Glaser & Strauss e Laperrière. Exemplos de nossa própria experiência de pesquisa são utilizados para ilustrar cada um dos elementos metodológicos, que levaram à elaboração do modelo do processo de desenvolvimento do "pensamento crítico dialógico" (DCT).

Palabras clave : método de pesquisa; teoria fundamentada; filosofia para crianças; pensamento crítico dialógico; progresso epistemológico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )