SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número30Infâncias da linguagem, infâncias da infância, memórias de infâncias: depois é tarde demaisInfância, imagem e formação docente: Entre experiências, saberes e poderes na educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de  e  GUEDES, Adrianne Ogêda. Infância, alteridade e formação docente: encontro com as crianças como potência de transformação. child.philo [online]. 2018, vol.14, n.30, pp.261-276. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.29281.

O presente trabalho busca compartilhar reflexões produzidas no bojo de uma ação investigativa desenvolvida no cotidiano de uma escola pública localizada na cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de pensar o processo de formação docente e a potencialidade da criança nele. Por meio de uma investigação na perspectiva da pesquisa com o cotidiano, lançando mão de narrativas produzidas no caderno de campo e de impressões e sentidos criados ao longo da investigação, traz duas cenas vivenciadas no dia a dia da escola citada e, com elas, discute concepções de formação e de criança, defendendo esta última como um outro legítimo na formação do professor e a formação como um processo singular e, ao mesmo tempo, coletivo e polifônico. Finalmente, a partir da problematização proposta, o texto convida a pensar a formação com a infância na qualidade de uma formação como experiência: aquela que dá a pensar e a pensar-se, ou seja, uma formação que nos desloca e provoca a indagar nossas certezas e verdades cristalizadas, nos invita a ser já outros de nós mesmos, a repensar nossos modos de ser, estar e viver a docência com as crianças. Portanto, trata-se de um convite a que possamos pensar nosso lugar e o lugar das crianças, em outras palavras, nossa relação no educativo e na formação.

Palavras-chave : formação docente; infância; alteridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )