SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue30Childhood, alterity and teacher training: meeting with children as a powerful transformationChildhood and teacher education: gestures, senses and beginnings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

LEITE, César Donizetti  and  CAMARGO, Andréia Regina de Oliveira. Infância, imagem e formação docente: Entre experiências, saberes e poderes na educação infantil. child.philo [online]. 2018, vol.14, n.30, pp.277-296. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.32042.

As reflexões acerca da formação docente e os modos pelos quais elas são trabalhadas nos contextos educacionais têm grande importância tanto pela urgência do tema como também pela multiplicidade de modos de ser tratada pelos professores. A partir de pesquisas de produção de imagens desenvolvidas com crianças e professoras no âmbito da Educação Infantil, o presente texto irá refletir sobre os processos formativos da docência na Educação Infantil. Nesse cenário algumas perguntas são relevantes: O que pode a imagem nos processos formativos? Em que pode a formação de professores ajudar a pensar acerca da infância e das práticas educativas com crianças pequenas? Em que pode a infância ajudar a refletir sobre os trabalhos de formação de professores? Este texto objetiva realizar uma experiência de pensamento, operando com as imagens produzidas, com palavras (linguagem), infância, imagem e formação docente; possibilitar aberturas para pensar a criança, os educadores e as educadoras, a escola, os saberes, os fazeres, os poderes, os protocolos de ações, o que e como fazer com as crianças; compor possibilidades que extrapolam o determinado e legalizado. Tomam-se como pressupostos teóricos autores como Giorgio Agamben, Gilles Deleuze e Michel Foucault.

Keywords : experiências imagéticas; infância; 'formação' docente; educação infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )