SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número30Da necessidade de interrogar o pensamento: gestos sobre a infância no tempo escolarA infância do professor: currículos vividos no despertar da experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

COSTA, Luciano Bedin Da; BORGES, Joelma De Vargas  e  AZZOLIN, Rita De Cássia Nunes. Uma viagem muito louca: algumas considerações sobre palavras pesquisadas por infâncias. child.philo [online]. 2018, vol.14, n.30, pp.363-383. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.32388.

este ensaio parte de experimentações filosóficas realizadas junto a estudantes de escolas públicas e de uma universidade federal brasileira, tomando o escrever como verbo mobilizador para o pensamento, aprendizagens e "viagens muito loucas". apresenta "estátuas de nuvens: dicionário de palavras pesquisadas por infâncias" e "inspiradores de mundos", dois livros organizados por um grupo de pesquisa-extensão voltado à infância e filosofia. dos livros são extraídos fragmentos para pensar o trabalho da infância junto a estes estudantes, a infantes escritores dos 2 aos 95 anos de idade. para além de uma etapa de vida, a infância é aqui compreendida enquanto potência do inaudito, como aquilo que ainda não fala diante de tantas e grandes palavras. as palavras, ao serem pesquisadas por infâncias, tornam-se potencialmente suculentas e um tanto mais arriscadas. mais do que dizer das coisas, as palavras são aqui compreendidas como superfície para que as coisas possam deslizar e, com elas, o próprio mundo. o escrever é aqui assumido enquanto potência de encontro, acontecimento que atualiza redes de amizade e que dispara, junto aos pequenos e grandes infantes escritores, outras relações com o outro e consigo mesmos. o ensaio apresenta algumas imagens fotográficas que, para além de representar ou ilustrar as experiências vividas, pretendem suscitar a excursão do sentido e outras derivações.

Palavras-chave : escrita; infância; filosofia na escola pública; formação de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )