SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue30Displacements, misplaced conversations: things of education and affirmation of a life that mattersPutting philosophy to the service of schools to give children's voices real value author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

CANUTO, Abigail Thea. Desenvolver o raciocínio e a investigação de crianças, a análise de conceitos e as habilidades de criação de significado por meio da comunidade de investigação. child.philo [online]. 2018, vol.14, n.30, pp.427-452. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.28144.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa feita com vistas à investigar a eficácia da Filosofia para Crianças (FpC), uma pedagogia que emprega o diálogo filosófico em uma comunidade de investigação, em uma escola primária das Filipinas. A análise quantitativa das habilidades de pensamento crítico identificadas por Sharp e Splitter (1995) como (1) raciocínio; (2) análise conceitual e (3) criação de significado revelaram que houve um aumento considerável na frequência do uso de tais habilidades de pensamento crítico pelas crianças através do curso de quinze (15) sessões de investigação dialogada. Além disso, a análise quantitativa dos excertos dos diálogos transcritos colaboraram ao refinamento do uso pelas crianças das habilidades de pensamento crítico. Assim, este estudo pioneiro clama por uma investigação adicional, que implemente a FpC em outros níveis de classe e que explore outros indicadores de desenvolvimento no pensamento infantil. Ademais, ele recomenda que as escolas primárias adotem a FpC no currículo da educação básica das Filipinas, e que os instituições de formação continuada ofereçam treinamento aos professores e incluam a FpC também para o treinamento de formação dos professores.

Keywords : pensamento crítico; avaliação; diálogo filosófico; comunidade de investigação; filosofia para crianças.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )