SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número30Desplazamientos niñeros, conversaciones transviadas: cosas de la educación y de afirmación de una vida que importaLa filosofía al servicio de las escuelas para revalorizar la voz de las niñas y los niños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

CANUTO, Abigail Thea. Desenvolver o raciocínio e a investigação de crianças, a análise de conceitos e as habilidades de criação de significado por meio da comunidade de investigação. child.philo [online]. 2018, vol.14, n.30, pp.427-452. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.28144.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa feita com vistas à investigar a eficácia da Filosofia para Crianças (FpC), uma pedagogia que emprega o diálogo filosófico em uma comunidade de investigação, em uma escola primária das Filipinas. A análise quantitativa das habilidades de pensamento crítico identificadas por Sharp e Splitter (1995) como (1) raciocínio; (2) análise conceitual e (3) criação de significado revelaram que houve um aumento considerável na frequência do uso de tais habilidades de pensamento crítico pelas crianças através do curso de quinze (15) sessões de investigação dialogada. Além disso, a análise quantitativa dos excertos dos diálogos transcritos colaboraram ao refinamento do uso pelas crianças das habilidades de pensamento crítico. Assim, este estudo pioneiro clama por uma investigação adicional, que implemente a FpC em outros níveis de classe e que explore outros indicadores de desenvolvimento no pensamento infantil. Ademais, ele recomenda que as escolas primárias adotem a FpC no currículo da educação básica das Filipinas, e que os instituições de formação continuada ofereçam treinamento aos professores e incluam a FpC também para o treinamento de formação dos professores.

Palabras clave : pensamento crítico; avaliação; diálogo filosófico; comunidade de investigação; filosofia para crianças.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )