SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número30Deslocamentos crianceiros, conversas transviadas: coisas da educação e de afirmação de uma vida que importaColocando a filosofia à serviço das escolas para dar às vozes das crianças um valor real índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

CANUTO, Abigail Thea. Desenvolver o raciocínio e a investigação de crianças, a análise de conceitos e as habilidades de criação de significado por meio da comunidade de investigação. child.philo [online]. 2018, vol.14, n.30, pp.427-452. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.28144.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa feita com vistas à investigar a eficácia da Filosofia para Crianças (FpC), uma pedagogia que emprega o diálogo filosófico em uma comunidade de investigação, em uma escola primária das Filipinas. A análise quantitativa das habilidades de pensamento crítico identificadas por Sharp e Splitter (1995) como (1) raciocínio; (2) análise conceitual e (3) criação de significado revelaram que houve um aumento considerável na frequência do uso de tais habilidades de pensamento crítico pelas crianças através do curso de quinze (15) sessões de investigação dialogada. Além disso, a análise quantitativa dos excertos dos diálogos transcritos colaboraram ao refinamento do uso pelas crianças das habilidades de pensamento crítico. Assim, este estudo pioneiro clama por uma investigação adicional, que implemente a FpC em outros níveis de classe e que explore outros indicadores de desenvolvimento no pensamento infantil. Ademais, ele recomenda que as escolas primárias adotem a FpC no currículo da educação básica das Filipinas, e que os instituições de formação continuada ofereçam treinamento aos professores e incluam a FpC também para o treinamento de formação dos professores.

Palavras-chave : pensamento crítico; avaliação; diálogo filosófico; comunidade de investigação; filosofia para crianças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )