SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue30Developing children's reasoning and inquiry, concept analysis, and meaning-making skills through the community of inquiryDoing philosophy with children. An utopian path from socrates to hannah arendt author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

ALBERT, Sonia París. Colocando a filosofia à serviço das escolas para dar às vozes das crianças um valor real. child.philo [online]. 2018, vol.14, n.30, pp.453-470. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.29859.

Este artigo explora uma abordagem moderna da infância, que vai além da tradicional abordagem da criança das sociedades ocidentais; baseada principalmente na sua inferioridade e vulnerabilidade. A abordagem moderna explorada neste artigo toma uma perspectiva pluralista na concepção das crianças como pessoas capazes de pensar por si mesmas e que têm direito de participar nas questões que as afetam, a partir de seus pontos de vista, enquanto crianças. Esta abordagem moderna é relacionada neste estudo à tese "free-rangers", onde a infância é interpretada como um processo de maturação e não como um estágio da vida, que é a concepção ligada à percepção tradicional da infância nas sociedades ocidentais. Na estrutura de uma educação formal, esta abordagem moderna da infância está relacionada à educação libertadora de Freire e às propostas da escola da filosofia com crianças, onde as práticas filosóficas são encorajadas desde uma idade tenra, estimulando assim um papel muito mais ativo às crianças nas escolas e dando às suas vozes o devido reconhecimento. Assim, este estudo destaca a importância da promoção da educação libertadora nas escolas, com o intuito de subverter os papéis tradicionais dos professores e dos alunos na educação formal, dando às crianças um papel mais ativo. Nesse sentido, o artigo clama pela atividade da filosofia com as crianças e encoraja a ideia de se colocar a filosofia à serviço das escolas para dar às vozes das crianças um maior valor.

Keywords : filosofia; filosofia com crianças; educação libertadora; infância; escolas.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )