SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número30Fazendo filosofia com crianças. Um caminho utópico desde sócrates até hannah arendtA arte e o afeto na inclusão escolar: potência e o pensamento não representativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

ASLANIMEHR, Parmis; MARSAL, Eva; WEBER, Barbara  e  KNAPP, Fabian. Natureza dá e natureza leva: uma comparação qualitativa entre crianças canadenses e alemãs sobre seus conceitos de "natureza". child.philo [online]. 2018, vol.14, n.30, pp.483-515. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.30037.

Com as preocupações acerca da passagem da Terra por uma transição ambiental se tornando mais proeminentes, este artigo pretende introduzir um estudo piloto que busca investigar as ideias comuns que as crianças têm a respeito da natureza, e o modo como tais ideias emergem no contexto de uma comunidade de investigação filosófica. Estamos particularmente interessados em uma comparação cultural entre crianças alemãs e canadenses, de modo a notar se as diferenças culturais exercem influência sobre o modo como as crianças entendem e se sentem a respeito da natureza. Este estudo piloto contribui a um melhor entendimento das diferenças culturais que subjazem a percepção da natureza pelas crianças. O propósito deste estudo é de investigar como, desde uma idade tenra, as crianças formam uma relação com a natureza, assim como o efeito que a natureza pode ter nas relações das crianças consigo mesmas, com os outros, e com seu ambiente. Além disso, o processo de investigação filosófica pode fornecer sensibilização à como as crianças refletem e sentem-se, conforme crescem dentro da atual cultura focada na sustentabilidade ambiental e desenvolvimento econômico. Apesar do fato de pesquisas anteriores terem explorado a conceptualização infantil da natureza, uma abordagem qualitativa através do paradigma da Filosofia para Crianças ainda não foi implementado antes do presente estudo. Este estudo foca em 16 crianças canadenses com idades entre 9 e 13 anos e 12 crianças alemãs com idades entre 7 e 15 anos, para ilustrar como específicas noções pré-concebidas de natureza podem moldar nossa individualidade e nossa conexão com relacionamentos humanos e ecológicos mais amplos.

Palavras-chave : filosofia para crianças; filosofia da natureza; meio ambiente; comparação alemã-canadense.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )