SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número31Corpos leitores: infância e escolaInfancialização, ubuntu e teko porã: elementos gerais para educação e ética afroperspectivistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

MONSORES, Luciana Helena  e  AQUINO, Ligia Maria Leão de. Concepções de infância e a educação das crianças da classe trabalhadora: uma crítica benjaminiana ao projeto escola sem partido. child.philo [online]. 2018, vol.14, n.31, pp.609-624.  Epub 17-Maio-2019. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.36038.

No presente artigo procuramos sistematizar algumas contribuições do filósofo Walter Benjamin na intenção de nos ajudar a pensar as infâncias e a educação da classe trabalhadora no contexto em que se formulam projetos de lei como o Escola Sem Partido, no Brasil. São projetos elaborados nos últimos anos, de forte cunho conservador e de controle ideológico. Buscamos em Benjamin a noção de experiência e como ela se situa na infância e na área da educação, bem como as suas contribuições no que se refere à educação popular ou proletária. A partir de tais noções e referencial benjaminiano, visamos analisar propostas educativas e projetos de lei, como o acima mencionado, indagando sobre as concepções de infância, história, experiência e política que atravessam esse debate. A intenção aqui é pensar sob uma ótica benjaminiana o crescimento das ideias que norteiam o projeto Escola Sem Partido e a sua influência na educação das crianças pequenas, em especial, das crianças da classe trabalhadora. Para tanto, consideramos escritos do autor como: Experiência e Pobreza, A vida dos estudantes, Teatro Infantil Proletário, Pedagogia Comunista, O narrador e suas narrativas radiofônicas apresentadas em rádios de Berlim e Frankfurt, nas quais a cultura e o cotidiano das crianças berlinenses têm destaque. Para começarmos a trilhar os caminhos desse estudo que se inscreve numa pesquisa de doutorado, em curso, além de Walter Benjamin, também recorremos a publicações de Gaudêncio Frigotto e de Jorge Larrosa Bondía, tendo ainda o projeto de lei federal nº 193/2016 (Escola Sem Partido) como documento legal analisado.

Palavras-chave : escola sem partido; infância; experiência.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )