SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue31Conceptions of childhood and the education of working class children: a benjaminian critique of the school project without a partyThe learning of "to be dead" as a methodological strategy in research with children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

NOGUERA, Renato  and  BARRETO, Marcos. Infancialização, ubuntu e teko porã: elementos gerais para educação e ética afroperspectivistas. child.philo [online]. 2018, vol.14, n.31, pp.625-644.  Epub May 17, 2019. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.36200.

Este artigo propõe uma abordagem pouco comum sobre a infância e as dinâmicas das ações do cotidiano escolar. Partindo do pressuposto que a infância é um conceito polissêmico, convidamos à reflexão do conceito de infancialização como possibilidade de rompimento com as práticas atuais de experimentação da realidade, a partir de orientações filosóficas africanas e indígenas. Para tal, será estabelecido o diálogo com a filosofia africana Ubuntu e indígena Teko Porã com objetivo de trazer - ao âmbito educacional - as relações de construção do indivíduo na coletividade, reconhecendo e respeitando a diversidade numa visão planificada, onde os seres vivos vivem numa relação de interdependência. Tais conceitos abandonam a perspectiva colonizadora de que somos preparados para dominar, enfatizando que seres humanos, animais não-humanos e o meio ambiente não estão à disposição e devemos tratar os seres vivos sem utilitarismo, ou seja, como parte de nós.

Keywords : ubuntu; teko porã; infancialização; ética..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )