SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número31Concepciones de infancia y la educación de los niños de la clase trabajadora: una crítica benjaminiana al proyecto escuela sin partidoEl aprendizaje de "estar muerto" como estrategia metodológica en la investigación con niños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

NOGUERA, Renato  y  BARRETO, Marcos. Infancialização, ubuntu e teko porã: elementos gerais para educação e ética afroperspectivistas. child.philo [online]. 2018, vol.14, n.31, pp.625-644.  Epub 17-Mayo-2019. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.36200.

Este artigo propõe uma abordagem pouco comum sobre a infância e as dinâmicas das ações do cotidiano escolar. Partindo do pressuposto que a infância é um conceito polissêmico, convidamos à reflexão do conceito de infancialização como possibilidade de rompimento com as práticas atuais de experimentação da realidade, a partir de orientações filosóficas africanas e indígenas. Para tal, será estabelecido o diálogo com a filosofia africana Ubuntu e indígena Teko Porã com objetivo de trazer - ao âmbito educacional - as relações de construção do indivíduo na coletividade, reconhecendo e respeitando a diversidade numa visão planificada, onde os seres vivos vivem numa relação de interdependência. Tais conceitos abandonam a perspectiva colonizadora de que somos preparados para dominar, enfatizando que seres humanos, animais não-humanos e o meio ambiente não estão à disposição e devemos tratar os seres vivos sem utilitarismo, ou seja, como parte de nós.

Palabras clave : ubuntu; teko porã; infancialização; ética..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )