SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue31Autobiography: childhood, memory and forgetting from a philosophical perspectiveQuestions and performatives - communities of inquiry as conventional contexts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

AGUNDEZ-RODRIGUEZ, Adolfo. Programa de filosofia para crianças como proposta de educação moral: análises comparadas com outros enfoques de educação moral. child.philo [online]. 2018, vol.14, n.31, pp.671-695.  Epub May 17, 2019. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.34305.

O que trataremos de demonstrar no presente artigo é que a proposta de Filosofia para crianças (FpN), pensada holisticamente e, em particular, em sua dimensão ética, pode ser pensada como um programa de educação moral. Para isso, depois de fazer uma breve revisão dos fundamentos epistemológicos que se encontram na base do programa Filosofia para crianças com relação à educação moral, passaremos a comparar a vertente ética desse programa com outros enfoques da educação moral (o enfoque da Clarificação de valores, o do pedido, o narrativo e das éticas discursivas, cordial e da reconstrução). A fim de complementar nossas análises, na última parte do nosso trabalho, apresentamos uma crítica à proposta de Lipman, a qual, ao invés de diminuir sua validade, pode servir para projetar esse enfoque de educação moral além de seus próprios limites. Sustentamos que, tomada em sua proposta de educação moral, a Filosofia para crianças é uma proposta integradora e original. Integradora no sentido de que é uma proposta que reúne os elementos essenciais presentes nos principais enfoques contemporâneos da educação. Original por promover o desenvolvimento de um pensamento de ordem superior, crítico, criativo e zelador como necessário à formação permanente do sujeito moral.

Keywords : filosofia para crianças; educação moral; educação comparada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )