SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15investigação filosófica com crianças indígenas: uma tentativa de integrar formas de saber indígenas na filosofia com/para criançasIdentidade e populismo, fora! O papel da filosofia na restauração de um mundo fragmentado e dividido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

BURGH, Gilbert  e  THORNTON, Simone. educação para cidadania eco-social: facilitando práticas interconectivas e deliberativas e a metodologia corretiva para responsabilização epistêmica. child.philo [online]. 2019, vol.15, e42794.  Epub 30-Jun-2019. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42794.

De acordo com Val Plumwood (1995), a democracia liberal é um sistema político autoritário, que protege privilégios mas falha em proteger a natureza. Um obstáculo importante, diz ela, é a desigualdade radical, cujo alcance se tornou inacreditavelmente longo sob a democracia liberal; um índice da “capacidade dos grupos privilegiados de distribuir bens sociais verticalmente e de criar uma rigidez que esconda a corretividade democrática das instituições sociais” (p. 134). Este conto cautelar tem repercussões para a educação, especialmente a educação cívica e para a cidadania. Para resolver isso, exploramos o potencial do que Gerard Delanty chama de "cidadania cultural" como uma alternativa à cidadania disciplinar que permeia o discurso liberal ocidental. A cidadania cultural enfatiza a cidadania como comunicação e processos contínuos de aprendizagem, rejeitando a ideia de cidadania como um conjunto fixo de ideais culturais, normas ou valores definidos e impostos pelas instituições legais, políticas e culturais da sociedade liberal, incluindo educação e "formação cidadã". No entanto, afirmamos que um primeiro passo crítico, essencial para a correção democrática, é eliminar os obstáculos criados pelo privilégio de uma posição epistêmica dominante. Concluímos que a filosofia de Plumwood, juntamente com o trabalho de John Dewey sobre democracia e educação, fornece um arcabouço teórico para a investigação democrática efetiva voltada para a prática interconectiva e deliberativa e a metodologia corretiva para a responsabilização epistêmica.

Palavras-chave : cidadania ecossocial; cidadania cultural; responsabilização epistêmica; corretividade democrática; violência epistêmica..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )