SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Identidade e populismo, fora! O papel da filosofia na restauração de um mundo fragmentado e divididoestimulando o professor-agente: resistindo à cultura neoliberal na educação inicial de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

NISHIYAMA, Kei. repensando o consenso na comunidade de investigação filosófica: um plano de pesquisa. child.philo [online]. 2019, vol.15, e42559.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42559.

No trabalho com Filosofia para Crianças (P4C), o consenso é frequentemente considerado como algo que se deve evitar. Pesquisadores acreditam que o consenso destituiria alguns ideais da Filosofia para Crianças, como liberdade, inclusão e diversidade. Este artigo visa contrariar ou contradizer tais suposições, através da tese de que estes pesquisadores de Filosofia para Crianças tendem a focar em um conceito estreito ou universal de “consenso”, ignorando diversas formas de consenso, especialmente o que Niemeyer e Dryzek (2007) chamam de meta-consenso. Meta-consenso não se trata de uma busca por um consenso universal, mas sim do processo pelo qual as pessoas alcançam diversas formas de consenso não-universais, como a concordância com o valor da visão normativa do oponente ou a concordância com o nível de aceitação deles próprios em relação ao ponto de vista do oponente. Este artigo sustenta a tese de que este meta-consenso é uma peça importante na composição do que Clinton Golding (2009) chama de “progresso filosófico”, que por sua vez é o elemento essencial que faz de uma investigação filosófica.Em outras palavras, sem meta-consenso e progresso filosófico, uma investigação não passa de mero debate ou uma conversa antagonística. A partir de um exemplo de Filosofia para Crianças realizado com estudantes japoneses, este texto mostra como meta-consenso é alcançado pela comunidade de investigação filosófica e como ele contribui para tornar essa investigação realmente filosófica.

Palavras-chave : comunidade de investigação filosófica; consenso; meta-consenso; progresso filosófico; filosofia para crianças..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )