SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15encouraging the teacher-agent: resisting the neo-liberal culture in initial teacher educationThe richness of questions in philosophy for children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

MICHALIK, Kerstin. Perspectivas do ensinante e do aprendiz sobre a discussão filosófica - incerteza como desafio e oportunidade. child.philo [online]. 2019, vol.15, e42675.  Epub June 30, 2019. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42675.

Investigamos as experiências de professorxs e crianças com a filosofia com crianças através da análise do conteúdo de entrevistas com professorxs da educação infantil e de discussões com grupos de alunos deste mesmo segmento. Os resultados mostram que sessões periódicas de filosofia com crianças podem impactar a visão dxs professorxs de si próprixs como educadores, sua abordagem de ensino e seu desenvolvimento pessoal. Do ponto de vista das crianças, o aspecto mais importante e significativo, além do conteúdo da discussão filosófica, era a oportunidade de pensarem juntas de forma não-definitiva. Um componente essencial da construção de sentido coletiva foi a incerteza, que é um aspecto integral da discussão filosófica. Essas descobertas se relacionam com a ideia de um “cidadão agente” de diversas maneiras. Filosofar com as crianças leva a um estilo de ensino mais colaborativo e democrático, que dá a elas espaço para trazerem para a discussão seus próprios interesses e atividades. Isto se alinha com a satisfação dos alunos em relação à abertura da incerteza das questões filosóficas, a valorização da oportunidade de se envolver com diferentes ideias e pontos de vista e seu desejo de enfrentar o desafio de rever suas próprias posições e mudar seu pensamento.

Keywords : incerteza; teoria da educação; filosofar..

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )