SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15incentivando al maestro-agente: resistiendo la cultura neoliberal en la educación inicial de maestrosLa riqueza de las preguntas en filosofía para niños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

MICHALIK, Kerstin. Perspectivas do ensinante e do aprendiz sobre a discussão filosófica - incerteza como desafio e oportunidade. child.philo [online]. 2019, vol.15, e42675.  Epub 30-Jun-2019. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42675.

Investigamos as experiências de professorxs e crianças com a filosofia com crianças através da análise do conteúdo de entrevistas com professorxs da educação infantil e de discussões com grupos de alunos deste mesmo segmento. Os resultados mostram que sessões periódicas de filosofia com crianças podem impactar a visão dxs professorxs de si próprixs como educadores, sua abordagem de ensino e seu desenvolvimento pessoal. Do ponto de vista das crianças, o aspecto mais importante e significativo, além do conteúdo da discussão filosófica, era a oportunidade de pensarem juntas de forma não-definitiva. Um componente essencial da construção de sentido coletiva foi a incerteza, que é um aspecto integral da discussão filosófica. Essas descobertas se relacionam com a ideia de um “cidadão agente” de diversas maneiras. Filosofar com as crianças leva a um estilo de ensino mais colaborativo e democrático, que dá a elas espaço para trazerem para a discussão seus próprios interesses e atividades. Isto se alinha com a satisfação dos alunos em relação à abertura da incerteza das questões filosóficas, a valorização da oportunidade de se envolver com diferentes ideias e pontos de vista e seu desejo de enfrentar o desafio de rever suas próprias posições e mudar seu pensamento.

Palabras clave : incerteza; teoria da educação; filosofar..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )