SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15estimulando o professor-agente: resistindo à cultura neoliberal na educação inicial de professoresA riqueza das perguntas na filosofia para crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

MICHALIK, Kerstin. Perspectivas do ensinante e do aprendiz sobre a discussão filosófica - incerteza como desafio e oportunidade. child.philo [online]. 2019, vol.15, e42675.  Epub 30-Jun-2019. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42675.

Investigamos as experiências de professorxs e crianças com a filosofia com crianças através da análise do conteúdo de entrevistas com professorxs da educação infantil e de discussões com grupos de alunos deste mesmo segmento. Os resultados mostram que sessões periódicas de filosofia com crianças podem impactar a visão dxs professorxs de si próprixs como educadores, sua abordagem de ensino e seu desenvolvimento pessoal. Do ponto de vista das crianças, o aspecto mais importante e significativo, além do conteúdo da discussão filosófica, era a oportunidade de pensarem juntas de forma não-definitiva. Um componente essencial da construção de sentido coletiva foi a incerteza, que é um aspecto integral da discussão filosófica. Essas descobertas se relacionam com a ideia de um “cidadão agente” de diversas maneiras. Filosofar com as crianças leva a um estilo de ensino mais colaborativo e democrático, que dá a elas espaço para trazerem para a discussão seus próprios interesses e atividades. Isto se alinha com a satisfação dos alunos em relação à abertura da incerteza das questões filosóficas, a valorização da oportunidade de se envolver com diferentes ideias e pontos de vista e seu desejo de enfrentar o desafio de rever suas próprias posições e mudar seu pensamento.

Palavras-chave : incerteza; teoria da educação; filosofar..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )