SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15A riqueza das perguntas na filosofia para criançaseducação para cidadania e solução colaborativa de problemas: um escape filosófico na era das competências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

HAWKEN, Johanna. Discussões filosóficas com crianças: uma oportunidade para experimentar abrir a mente. child.philo [online]. 2019, vol.15, e42982.  Epub 30-Jun-2019. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42982.

As crianças desenvolvem e experimentam inúmeras habilidades de pensamento no decorrer de um diálogo filosófico, que é o meio didático para a prática da filosofia com crianças, desde o seu nascimento. Uma delas desempenha um papel primordial na possibilidade de um verdadeiro diálogo, já que se baseia no encontro de mentes: ter a mente aberta. Além disso, este conceito é onipresente na literatura sobre filosofia para crianças (Lipman, 2003: 172-179; Tozzi, 2001, 2002) e, portanto, requer uma exploração e uma análise precisa, que é o objetivo deste artigo. Mais precisamente, há três objetivos: definir a natureza e as características da mente aberta, analisar sua emergência nas discussões filosóficas e, além disso, estudar seu papel na prática da filosofia. Nossa pesquisa (conduzida na Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne) mostrou que certos indicadores presentes no discurso das crianças manifestam a ocorrência de abertura da mente: reformulação das palavras umas das outras, complementaridade de enunciados, explicação das ideias um do outro, estabelecimento de nuances, desacordo em termos e pensamento crítico. Esses atos cognitivos revelam uma relação intelectual entre as crianças, a ponto de que a abertura da mente pode ser definida como uma atitude bidimensional: tanto como uma disposição cognitiva que possibilita a compreensão da ideia de outra pessoa como uma disposição ética que permite a aceitação da alteridade. Além disso, sinaliza uma postura ética: a capacidade de assumir abraçar as palavras dos outros, sem necessariamente concordar, a capacidade de levar em conta uma visão alternativa sobre o mundo. A hipótese de pesquisa, que é o resultado de sete anos de pesquisa na cidade francesa de Romainville (leste de Paris) é, portanto, a seguinte: discussões filosóficas constituem uma oportunidade para as crianças experimentarem ter a mente aberta como uma habilidade de pensamento crucial e como uma postura ética.

Palavras-chave : mente aberta; diálogo; habilidade de pensamento; alteridade; interação..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )