SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Discusiones filosóficas con niñas y niños: una oportunidad para experimentar una mente abiertaHacer un círculo: construir una comunidad de investigación filosófica en una escuela pública post-apartheid en sudáfrica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

SANTI, Marina. educação para cidadania e solução colaborativa de problemas: um escape filosófico na era das competências. child.philo [online]. 2019, vol.15, e43296.  Epub 30-Jun-2019. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.43296.

Partindo dos resultados italianos da avaliação PISA 2015 sobre a competência de jovens estudantes em solução coletiva de problemas, conduzimos neste artigo uma análise crítica sobre o conceito de competência, observado através das lentes da Abordagem das Capacidades. O currículo da Filosofia para Crianças é apresentado como uma proposta pedagógica e didática capaz de reconceituar as construções ‘solução de problemas’ e ‘colaboração’. À luz da teoria do ‘Pensamento Complexo’ e da metodologia de sala de aula como ‘comunidade de investigação’, o quadro teórico geral da abordagem do PISA e da DeSeCo sobre solução de problemas tem sido criticado pelo foco que dá ao que define por “estruturas mentais internas, no sentido de habilidades disposições ou recursos intrínsecos ao indivíduo”. Aqui se considera e se discute as propostas da Filosofia para Crianças e sua metodologia de ‘comunidade de investigação’. Este currículo educacional oferece uma oportunidade real de repensar a educação para a cidadania concentrando-se no valor e potência da ação coletiva e da habilidade de se admirar com o nosso mundo. Suas implicações pedagógicas são significativas, porque isso significa que deveríamos estar visando alinhar a educação acadêmica não com o que a sociedade é, mas com o que poderia ou deveria ser. Para tanto, políticas educacionais e ações de planejamento precisam focar em valores e princípios, em assuntos como liberdade, equidade social e participação. Estes tópicos não são exclusivos aos âmbitos de aptidão e rendimento individuais. Eles possuem componentes éticos e culturais. Podemos considerar a Filosofia para Crianças uma oportunidade de trabalhar por um objetivo educacional e político de criar “comunidades florescentes”.

Palabras clave : competência; solução colaborativa de problemas; filosofia para crianças; educação para a cidadania..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )