SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Discussões filosóficas com crianças: uma oportunidade para experimentar abrir a menteFazer um círculo: construir uma comunidade de investigação filosófica numa escola do governo pós-apartheid na áfrica do sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

SANTI, Marina. educação para cidadania e solução colaborativa de problemas: um escape filosófico na era das competências. child.philo [online]. 2019, vol.15, e43296.  Epub 30-Jun-2019. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.43296.

Partindo dos resultados italianos da avaliação PISA 2015 sobre a competência de jovens estudantes em solução coletiva de problemas, conduzimos neste artigo uma análise crítica sobre o conceito de competência, observado através das lentes da Abordagem das Capacidades. O currículo da Filosofia para Crianças é apresentado como uma proposta pedagógica e didática capaz de reconceituar as construções ‘solução de problemas’ e ‘colaboração’. À luz da teoria do ‘Pensamento Complexo’ e da metodologia de sala de aula como ‘comunidade de investigação’, o quadro teórico geral da abordagem do PISA e da DeSeCo sobre solução de problemas tem sido criticado pelo foco que dá ao que define por “estruturas mentais internas, no sentido de habilidades disposições ou recursos intrínsecos ao indivíduo”. Aqui se considera e se discute as propostas da Filosofia para Crianças e sua metodologia de ‘comunidade de investigação’. Este currículo educacional oferece uma oportunidade real de repensar a educação para a cidadania concentrando-se no valor e potência da ação coletiva e da habilidade de se admirar com o nosso mundo. Suas implicações pedagógicas são significativas, porque isso significa que deveríamos estar visando alinhar a educação acadêmica não com o que a sociedade é, mas com o que poderia ou deveria ser. Para tanto, políticas educacionais e ações de planejamento precisam focar em valores e princípios, em assuntos como liberdade, equidade social e participação. Estes tópicos não são exclusivos aos âmbitos de aptidão e rendimento individuais. Eles possuem componentes éticos e culturais. Podemos considerar a Filosofia para Crianças uma oportunidade de trabalhar por um objetivo educacional e político de criar “comunidades florescentes”.

Palavras-chave : competência; solução colaborativa de problemas; filosofia para crianças; educação para a cidadania..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )