SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15solución de problemas colaborativos y educación para la ciudadanía: un escape filosófico en la edad de las competenciasFilosofar con niños pequeños como principio promotor del linguaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

REYNOLDS, Rose-Anne. Fazer um círculo: construir uma comunidade de investigação filosófica numa escola do governo pós-apartheid na áfrica do sul. child.philo [online]. 2019, vol.15, e42414.  Epub 30-Jun-2019. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42414.

Neste artigo, pretendo traçar alguns agenciamentos de um evento documentado em minha pesquisa de doutorado, que contesta formas dominantes de investigação. Esta pesquisa se realiza com um grupo de estudantes de segunda série numa escola pública na Cidade do Cabo, na África do Sul. É a pesquisa experimental que mantém o sujeito humano como sendo o aspecto mais importante da observação, o único aspecto dela que possui ação ou intencionalidade. Particularmente, a presente análise tem como foco o processo de fazer o círculo, e quão integral ele é em sua contribuição para a construção da Comunidade de Investigação, a pedagogia da Filosofia com Crianças. É oferecida aqui uma análise pós-humanista crítica que se relaciona com os agenciamentos material-discursivos do processo de fazer o círculo. Além disso, como este fazer um círculo pode ser uma prática democratizante, incluindo no conceito de democracia o mais-que-humano. A análise também foca no ato de posicionar as cadeiras pelas crianças, como uma prática pedagógica deliberada, e em como isto funciona interrompendo o binarismo adulto/criança. Há um movimento para além da virada linguística ao prestar atenção não somente no âmbito discursivo nas transcrições, mas também nas intra-ações entre humanos e o mais-que-humano, o círculo, as cadeiras e a materialidade do lugar.

Palabras clave : comunidade de investigação; filosofia com crianças; pós-humanismo; círculo..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )