SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Fazer um círculo: construir uma comunidade de investigação filosófica numa escola do governo pós-apartheid na áfrica do sulIntersubjetividade: um olhar sobre a comunidade de investigação filosófica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

ALT, katrin. Filosofar com crianças pequenas como princípio de promoção de línguas ou linguagem. child.philo [online]. 2019, vol.15, e42556.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42556.

Crianças desenvolvem habilidades de comunicação e linguagem através de sua interação com adultos e outras crianças. Este estudo, assim sendo, se debruça sobre duas questões independentes: os efeitos da filosofia com crianças em seu desenvolvimento linguístico e os atos discursivos de professorxs e crianças em investigações filosóficas. Como parte de um teste comparativo do tipo “antes-depois” com o “Hamburger Verfahren zur Analyse des Sprachstandes Fünfjähriger” (Reich & Roth, 2004, Procedimento de Hamburgo para Análise de Nível Linguístico de Crianças de Cinco Anos), discussões filosóficas semanais foram realizadas com uma turma de teste por um período de seis meses. As descobertas centrais foram de que as crianças que filosofavam desenvolveram habilidades linguísticas significativamente mais avançadas comparadas a um grupo de controle que não trabalhou com a filosofia, em duas áreas, a saber: desempenho geral em discussões e o uso de conectores mais sofisticados. Uma parte subsequente do estudo comparou os atos discursivos das crianças e seus/suas professorxs no contexto das discussões filosóficas com seus atos discursivos numa situação dialógica diferente (diálogo sobre livros de ilustrações). Isto mostrou que as questões filosóficas que partiram dx professorx da pré-escola levaram à produção de uma linguagem particularmente complexa pelas crianças. Atos discursivos complexos envolvem o uso de estruturas verbais e conectores de alto nível linguístico. Estes são necessários para racionalizar e atuar na realidade como cidadão, e este estudo mostra como seu desenvolvimento está aliado à filosofia com crianças.

Palavras-chave : investigação filosófica potencializada através de livros de ilustrações; desenvolvimento linguístico; crianças na educação infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )