SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15peter pan: o líder e seus seguidores. uma experiência de filosofia com criançasSobre a necessidade da filosofia para / com mães e pais no programa de filosofia para / com crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

FLORES, Sonia Rosario Barraza  e  MORENO, Homero López. reflexões filosóficas entre mães adolescentes vítimas de maltrato infantil. child.philo [online]. 2019, vol.15, e42582.  Epub 30-Jun-2019. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42582.

Esta investigação foi conduzida em uma classe do Centro de Desenvolvimento Integral da Família (DIF), no município de Durango, no México. Neste lugar se capacitam pessoas para o trabalho artesanal; foram selecionadas ali 13 mães adolescentes com uma faixa etária que flutuava entre 15 e 23 anos, todas vítimas de maltrato infantil. Com este grupo de pessoas se implementou a proposta filosófico-pedagógica denominada “Filosofia para Crianças e Adolescentes”, do filósofo norte-americano Matthew Lipman. O objetivo principal foi formar uma “comunidade de investigação”, onde através do diálogo as participantes desenvolveram habilidades cognitivas, possibilitando que, de maneira ética e moral, compartilhassem suas experiências de vida em um ambiente democrático. Os resultados obtidos se mostraram através das revelações expressadas pelas participantes durante os diálogos filosóficos, além de que foram registradas as habilidades cognitivas observadas ao longo de 20 sessões. Estes resultados foram comparados com as teorias para demonstrar a transformação cognitiva das participantes nas comunidades de diálogo. Também se registraram descobertas inesperadas em outras áreas acadêmicas que favorecem o pensamento ético e moral.

Palavras-chave : filosofia para crianças; comunidade de investigação; mães adolescentes; maltrato e abuso infantil..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )