SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15reflexões filosóficas entre mães adolescentes vítimas de maltrato infantilo lugar da deliberação na filosofia para crianças de lipman índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

REYES, Juan Carlos Sarmiento. Sobre a necessidade da filosofia para / com mães e pais no programa de filosofia para / com crianças. child.philo [online]. 2019, vol.15, e42732.  Epub 30-Jun-2019. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42732.

este artigo é um exercício de reflexão crítica e propositiva sobre alguns dos fundamentos, interesses, pressupostos e práticas em desenvolvimento do programa de filosofia para/com crianças (FpcC). As críticas e as propostas aqui sugeridas são o resultado do olhar de um estranho, de um autêntico forasteiro, que observou e pensou, a partir de outra perspectiva, as origens e alguns dos desenvolvimentos do trabalho de Mattew Lipman e de seus colaboradores. É uma visão de quem não esteve numa comunidade de pesquisa do programa FpcC. É a expressão de um infante, que não é um infante porque carece de fala, mas sim porque fala em língua estrangeira, com as vantagens que essa estrangeiridade “à Kohan” possa ter quando dialoga com outras comunidades epistêmicas. Assim, a partir de novos questionamentos, o autor propõe: 1) desenvolver uma filosofia para/com mães e pais (FpcMP) como parte fundamental do programa de FpcC; 2) incluir lógicas não-ortodoxas e lógicas informais e desenvolvê-las dentro do mesmo programa para compreender, de maneira mais clara, eficiente e enriquecedora, o pensamento das crianças; 3) fortalecer os vínculos entre FpcC (incluída FpcMP) e a filosofia da infância; 4) aumentar as experiências do programa com a literatura para crianças e jovens, em especial com a que favoreça mais o empoderamento das crianças quanto a seus mães, pais, cuidadores, professores e companheiros; e 5) favorecer também, com todos esses elementos, a formação cidadã das crianças.

Palavras-chave : filosofia para/com crianças; filosofia para mães e pais; filosofias da infância; lógicas não-ortodoxas; literatura clássica infantil e juvenil..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )