SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15On the need for a philosophy for / with mothers and fathers in the philosophy program for / with girls and boysPhilosophy with children as a transforming experience. A proposal in non-profit organizations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

SHAPIRO, carmina. o lugar da deliberação na filosofia para crianças de lipman. child.philo [online]. 2019, vol.15, e42723.  Epub June 30, 2019. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42723.

O diálogo ocupa um lugar central no programa Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. É tanto a atividade central da Comunidade de Investigação e Questionamento (CI) quanto o ponto de ancoragem da filosofia. Nosso interesse aqui é rever em que sentido a deliberação no CI é filosófica. Nas produções de Lipman a influência de Dewey se traduz em uma certa concepção e relação entre democracia, cidadania e educação. O presente trabalho, no entanto, não se concentra tanto na base deweyana do Lipman - que já foi explorada de forma proveitosa -, como na articulação particular que Lipman fez dessas noções para sua proposta de Filosofia para Crianças. A maneira pela qual nosso autor configura a Comunidade de Investigação coloca a Filosofia em um lugar central, mas paradoxalmente secundário. Isto é, na CI a Filosofia é articulada com a "democracia como investigação" de tal maneira que a gama de possibilidades que resta para a Filosofia é limitada. Acreditamos que um dos principais fatores dessa limitação é a concepção deliberacionista do diálogo na CI. É isso que tentaremos desembaraçar aqui, como um passo inicial em um trabalho que exigirá sucessivas explorações.

Keywords : filosofia para crianças; deliberação; liberalismo; razoabilidade..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )