SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15A Infância No Cinema De Abbas KiarostamiPartir da infância ou a arché do pensamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

WALCZAK, Paweł. Por que piaget não filosofa? Discussão crítica de gareth b. Matthews com o conceito de desenvolvimento cognitivo de piaget. child.philo [online]. 2019, vol.15, e39320.  Epub 02-Jan-2019. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.39320.

Este artigo é direcionado a criticar a teoria piagetiana do desenvolvimento intelectual elaborada por Gareth B. Matthews (1929-2011). Este filósofo americano analisa as ideias de Piaget (1896-1980) de uma perspectiva da questão sobre o significado e a possibilidade de filosofar com crianças. A discussão entre Matthews e Piaget pode parecer interessante hoje porque a teoria do desenvolvimento cognitivo tem moldado a educação moderna e pode ser vista como um fator de perpetuação de posturas céticas diante da filosofia para crianças. Neste artigo, os argumentos de Matthews foram reconstituídos e interpretados, provando consistente e sistematicamente que Piaget não compreendeu o fenômeno da filosofia das crianças. Falando do filosofar das crianças, Matthews está se referindo à tendência das crianças de perguntar questões filosoficamente significativas, à habilidade de problematizar a experiência, à atitude específica das crianças para com o mundo e a notar os problemas que grandes filósofos têm lidado por séculos. Todas essas capacidades observáveis do pensamento das crianças foram interpretadas por Piaget como déficit intelectual. Matthews argumenta contra esta interpretação. A discussão enquadra estas questões como sendo um problema de determinação do critério de maturidade intelectual, de importância da criatividade e da fantasia no pensamento, de desenvolvimento de conceitos e de habilidades linguísticas e de diferenças entre o uso da linguagem entre crianças e adultos. A análise das críticas da teoria piagetiana do desenvolvimento cognitivo leva à conclusão que a psicologia infantil precisa de abertura a este aspecto do pensamento das crianças que Piaget ignora. Há ainda uma importante tarefa para psicólogos/as e filósofos/as em melhor entender o fenômeno do filosofar por parte de crianças.

Palavras-chave : filosofia para crianças; desenvolvimento cognitivo; teoria de piaget; gareth b. matthews; filosofia da infância..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )